top of page

Artrite reumatóide

O poder da sugestão e das imagens mentais é uma ferramenta muitas vezes esquecida pelos médicos; no entanto, pode ser de grande ajuda para quem sofre de doenças degenerativas, como osteoartrite e artrite reumatóide.


A palavra “artrite” deriva das palavras gregas artron, articulação e itis, inflamação. Em outras palavras, artrite significa literalmente "inflamação das articulações".


Como o subconsciente controla todas as ações circulatórias, musculares, químicas e hormonais, a hipnose também pode direcionar a produção de condrócitos, que aumentam o crescimento de uma nova cartilagem saudável. Quanto mais proteção nas articulações, mais conforto e mobilidade são criados.


A hipnose também pode ser usada para regular o fluxo e a distribuição de endorfinas, que são os produtos químicos para "sentir-se bem" que o corpo usa para criar conforto e relaxamento. Usar a hipnose para regular a produção de endorfina desempenha um grande papel em colocar o cliente no controle.






A artrite reumatóide é uma doença crônica que se caracteriza pela inflamação do revestimento, ou sinóvia, das articulações. Esta doença pode levar a lesões articulares de longo prazo, resultando em dor crônica, perda de função e possibilidade de incapacidade total. A artrite reumatóide (AR) progride em três estágios distintos. O primeiro estágio da doença é o inchaço do revestimento sinovial. Esse inchaço causa dor, calor, rigidez, vermelhidão e inchaço ao redor da articulação. O segundo estágio é a rápida divisão e crescimento das células, ou pannus, que causa o espessamento da sinóvia. No terceiro estágio, as células inflamadas liberam enzimas que podem digerir ossos e cartilagens. Quando isso acontece, pode fazer com que a junta em questão perca a sua forma e alinhamento. Isso leva a mais dor associada à perda de movimento.


A causa exata da artrite reumatóide é desconhecida. Acredita-se, entretanto, que não haja uma causa exata para essa doença. Os pesquisadores agora estão debatendo se a AR é uma doença ou várias doenças diferentes que compartilham características comuns. Sabe-se que o sistema imunológico do corpo desempenha um papel importante na artrite reumatóide. Na verdade, a AR é referida como uma doença da doença imunológica porque as pessoas com AR apresentam uma resposta anormal do sistema imunológico. No sistema imunológico normal e saudável, os glóbulos brancos produzem anticorpos que protegem o corpo contra substâncias estranhas. Pessoas com AR têm um sistema imunológico que confunde o tecido saudável do corpo com um invasor estrangeiro e o ataca.


A artrite reumatóide se apresenta em muitas frentes diferentes e de muitas maneiras diferentes. Isso significa que o tratamento médico precisa ser adaptado ao indivíduo. Para fazer isso, é necessário levar em consideração a gravidade da artrite, outras condições médicas que possam estar presentes e o estilo de vida. Os métodos de tratamento atuais se concentram em aliviar a dor, reduzir a inflamação, interromper ou desacelerar os danos nas articulações e melhorar a capacidade do corpo de funcionar corretamente, ajudando a desenvolver e manter uma sensação de bem-estar.


A artrite tem mais de 100 formas e é uma causa muito comum de deficiência física. Não há cura para a artrite, mas existem tratamentos disponíveis que podem aliviar a dor e ajudar o paciente a permanecer ativo. Além disso, a maneira como uma pessoa lida com a artrite pode depender muito do comportamento e da atitude. Se esforços reais são feitos para controlar ativamente a artrite, então é possível obter algum controle sobre a dor.


Hipnoterapia e Artrite


Existem estudos realizados envolvendo hipnoterapia e artrite. Em um estudo foram encontradas correlações entre os níveis de dor, ansiedade e depressão e, após a hipnoterapia, houve reduções clínica e estatisticamente significativas na dor, ansiedade e depressão e aumentos no material imunorreativo do tipo beta-endorfina. Isso revela que a hipnoterapia pode desempenhar um papel importante na superação dos sintomas dolorosos associados à artrite.


Um caso dramático foi relatado no Journal of the American Medical Association de uma menina de 10 anos com diagnóstico de artrite reumatóide juvenil que respondeu minimamente a grandes doses de aspirina e fisioterapia durante um período de 7 semanas. Os médicos decidiram tentar a hipnoterapia e 4 horas após sua segunda sessão, a menina conseguiu andar de bicicleta e não sentiu dores. Duas outras sessões de reforço foram dadas e a menina permaneceu bem durante os três anos até a época do relatório.


Pesquisa realizada por Gay, Philippot e Luminet mostrou que a hipnoterapia foi eficaz no tratamento da dor causada pela osteoartrite. O estudo mostrou que a hipnose é eficaz, pois reduziu mais de 50% da dor osteoartrítica após apenas quatro semanas de tratamento. Essa redução foi mantida até o acompanhamento de 6 meses.


Com a ajuda da hipnoterapia, o cliente pode obter uma vantagem distinta no controle e, em alguns casos, até na reversão das limitações da artrite. O tratamento deve incluir a aplicação de auto-hipnose. Algumas sessões aqui na GMO dão início ao tratamento e, com o auxílio de gravações de áudio e auto-hipnose, o cliente pode começar a efetuar mudanças saudáveis ​​e realmente positivas em sua vida.



A hipnoterapia é uma terapia natural sem efeitos colaterais e é uma ferramenta eficaz para usar como parte de seu plano de gerenciamento da dor crônica.



Se você sofre com dores crônicas agende sua consulta conosco aqui.

 
28 visualizações
bottom of page