top of page

Autoestima baixa

Autoestima é como nos percebemos; o que pensamos sobre nós mesmos e quanto nos valorizamos. Nossa autoestima é composta de pensamentos e opiniões, geralmente formados em nossos primeiros anos, sobre quem somos e do que somos capazes.


Esses pensamentos e opiniões tendem a ser influenciados pelas experiências que temos e / ou pelas pessoas pelas quais estamos cercados. Por exemplo, alguém com um pai particularmente crítico ou alguém que foi intimidado na escola pode sofrer com baixa autoestima.


As crenças que temos sobre nós mesmos podem parecer enraizadas e difíceis de mudar. A boa notícia é que eles podem ser alteradas com hipnose. Existem várias maneiras pelas quais você pode ajudar a aumentar sua autoestima, incluindo trabalho de desenvolvimento pessoal (como desenvolver autocompaixão e definir pequenos desafios) e hipnoterapia.


A hipnoterapia é muito eficaz para melhorar a autoestima, pois trabalha diretamente com o subconsciente - onde vivem os pensamentos negativos sobre nós mesmos.

Aqui, exploraremos a autoestima com mais detalhes e explicaremos exatamente como a hipnoterapia pode ajudar.



Os efeitos da baixa autoestima


Ter baixa autoestima pode ter um impacto enorme em nossa felicidade. Isso dificulta o reconhecimento de nossas forças e do que somos bons, o que pode atrapalhar nossa vida pessoal e profissional. Quando não achamos que somos capazes, evitamos tentar coisas novas e podemos ficar presos em nossas zonas de conforto.


Podemos ter dificuldade em ser bondosos conosco e praticar o autocuidado, levando ao estresse e à exaustão. Embora a baixa autoestima não seja uma doença mental em si, nossa saúde mental é afetada. A baixa autoestima a longo prazo pode levar a condições como depressão e ansiedade. Você também pode descobrir que, se você tem uma condição de saúde mental, isso, por sua vez, afeta sua autoestima.


A baixa autoestima pode ser causada por vários motivos e será diferente de pessoa para pessoa. Alguns podem achar que sua autoestima sempre foi baixa, enquanto outros podem sofrer uma mudança repentina.


Alguns fatores que podem levar à baixa autoestima incluem:


  • Ter sido abusado (Fisicamente / mentalmente)

  • Ter sido intimidado

  • Achar difícil conseguir um emprego

  • Ter perdido o emprego

  • Ter sofrido discriminação

  • Estresse a longo prazo

  • Dificuldades de relacionamento

  • Preocupações com a imagem corporal

  • Problemas financeiros

  • Condições de saúde física ou mental

  • Ter crescido em torno de pessoas de autoridade excessivamente críticas (Pai, Mãe, professores etc)



Como a hipnoterapia pode ajudar?


As percepções negativas que temos sobre nós mesmos surgem porque nosso subconsciente está tentando nos proteger. Quando temos uma experiência ruim, por exemplo, se falharmos em um teste de matemática na escola, nosso subconsciente reconhecerá isso como algo a ser evitado. Para nos proteger, nos diz que somos ruins em matemática e devemos evitar tentar. Isso leva ao estresse e à preocupação toda vez que fazemos um teste de matemática, afetando nossas habilidades.


Com o tempo, aprendemos que somos "ruins" em matemática e desenvolvemos pensamentos negativos automáticos sobre o assunto que nos seguem até a idade adulta. Isso pode afetar nossa confiança e nos deixar desconfiados de tentar algo com números, inclusive lidar com nossas finanças.


Como esses pensamentos automáticos vêm do nosso subconsciente, eles são difíceis de mudar apenas com a força de vontade. Nosso subconsciente não ouve a razão.


E é por isso que a hipnoterapia é uma ferramenta tão poderosa. O objetivo da hipnoterapia é "conversar" diretamente com seu subconsciente, mudar padrões de pensamento negativo e incentivar respostas mais positivas. Então, ao invés de uma voz crítica de medo, nosso subconsciente pode ser ensinado a ser encorajador e solidário.


Quando estamos em um estado de transe, nosso subconsciente fica mais aberto a sugestões. Um hipnoterapeuta pode então usar técnicas de sugestão para ajudar a descobrir pensamentos negativos e reformulá-los para serem positivos.


Baixa autoestima é efetivamente um comportamento aprendido; é algo que aprendemos após anos de pensamento repetitivo (no exemplo anterior, "sou ruim com números"). Hipnoterapia é uma maneira de desaprender esses comportamentos e criar novos e mais solidários (como "estou confiante com os números").


Seu hipnoterapeuta também pode ensinar a auto hipnose, permitindo reforçar as sugestões positivas oferecidas na sessão.


A hipnoterapia também pode ser complementada por outros trabalhos de autodesenvolvimento. A seguir, discutimos algumas dicas de autoajuda que você pode experimentar juntamente com a hipnoterapia.


Dicas de autoajuda para aumentar a autoestima


Defina você mesmo pequenos desafios


Ganhamos confiança e autoconfiança quando tentamos coisas novas e somos bem-sucedidos. Por mais assustador que possa parecer, estabelecer desafios pessoais é uma ótima maneira de desenvolver a autoestima. Comece pequeno e desenvolva desafios maiores. Quando você tiver boas experiências com isso, anote em algum lugar para se lembrar de quando tentar algo novo no futuro.


Com o tempo, você se encontrará com um banco de evidências, provando que é capaz (isso ajuda a aumentar a autoestima).


Seja mais gentil consigo mesmo


Quando nossa autoestima é baixa, pode ser difícil ser gentil consigo mesmo. Autocompaixão é uma prática, algo que requer repetição. Tente adquirir o hábito de mostrar gentileza, seja através do autocuidado ou investindo em apoio profissional.


Seja positivo


Como nosso subconsciente gosta de nos proteger do perigo percebido, ele tende a lembrar mais de experiências negativas do que de experiências positivas. Isso é chamado viés de negatividade. Para superar isso, é útil fazer um esforço real para observar quando coisas positivas acontecem. Anote-as, tire fotos - qualquer coisa que o ajude a lembrar quando você realizar alguma coisa (comemore essas vitórias!).


Pratique gratidão

Esse viés de negatividade pode afetar nosso humor, fazendo-nos sentir como se não tivéssemos nada pelo que agradecer. Abrir espaço para praticar a gratidão pode ajudar com isso. Tente usar um diário e escrever uma coisa pela qual você é grato todos os dias. Com o tempo, sua mente adquirirá o hábito de reconhecer pelo que tem que agradecer e você ajudará a mudar seu pensamento para ser mais positivo.



Desenvolva assertividade


Baixa autoestima pode nos tornar suscetíveis a querer agradar as pessoas ​​e dizer sim quando realmente deveríamos dizer não. Isso ocorre geralmente porque achamos que não temos o direito de dizer não.


Tornar-se mais confortável com a palavra "não" e estabelecer limites saudáveis ​​é fundamental para desenvolver a autoestima. Quando fazemos isso, estamos reforçando a mensagem de que somos dignos.


Lembre-se de que as percepções que temos de nós mesmos geralmente são baseadas em falsas crenças que formamos na infância. Essas crenças são aprendidas, o que significa que podemos desaprendê-las. Nossa autoestima é maleável e capaz de mudar, desde que tenhamos as ferramentas certas.



Se você sofre com baixa autoestima agende sua consulta conosco aqui.

 
19 visualizações
bottom of page