top of page

Gagueira ou Disfemia

A disfemia, também conhecida como gagueira, é um problema de fala bastante comum em crianças e que pode continuar na idade adulta. Estima-se que cerca de uma em cada 20 crianças tenha dificuldades com a gagueira em algum momento. Cerca de quatro em cada cinco pessoas afetadas crescerão e estima-se que um em cada 100 adultos continuará gaguejando.




Com o estresse muitas vezes piorando, ser gago pode afetar a confiança, a auto-estima e levar a uma ansiedade alta. Neste artigo, vamos analisar a gagueira com mais detalhes e exploraremos como a hipnoterapia pode ajudar.


O que é a gagueira


Quando você tem gagueira, isso significa que você tem dificuldade com alguns elementos do seu discurso. Pode ser que você repita sons ou sílabas (por exemplo, "a-a-a-agora"), que você emita certos sons por mais tempo ("agoooora") ou que não consiga terminar a palavra.


A gagueira afeta a todos de maneira diferente e varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem experimentar períodos de gagueira seguidos por períodos de fala fluida. Para alguns, o estresse piora.


Os dois principais tipos de gagueira são:


Gagueira no desenvolvimento - esse é o tipo mais comum e ocorre na primeira infância, quando as habilidades de linguagem estão se desenvolvendo.

Gagueira adquirida / de início tardio - isso é mais raro, ocorrendo em crianças mais velhas e adultos como resultado de acidente vascular cerebral, um ferimento na cabeça de uma condição neurológica progressiva. Também pode acontecer como resultado de certos medicamentos ou traumas.


O que causa a gagueira


Problemas com a fala podem ocorrer quando algumas partes do sistema de desenvolvimento da criança não estão sincronizadas. Isso pode levar à repetição, interrupção de palavras - algo que pode acontecer mais quando a criança está sob pressão ou animada demais.


À medida que a maioria das crianças cresce, seu sistema de fala e linguagem se estabilizam e a gagueira some. Para alguns, no entanto, isso não acontece e eles continuam lutando com seu discurso.


Em outros casos, a gagueira começa após o estágio de desenvolvimento. Isso pode acontecer após um ferimento na cabeça, um acidente vascular cerebral ou devido a uma condição neurológica.


Trauma e tempos de estresse intenso também levam ao desenvolvimento de uma gagueira.


Para alguns, a gagueira pode ser evidente e óbvia, para outros, é mais secreta. Outras pessoas podem não saber que você está com gagueira, mas seu medo de gaguejar pode afetá-lo negativamente. Isso pode levar a algo chamado gagueira interiorizada.


Gagueira interiorizada

A gagueira interiorizada pode acontecer quando você tem fortes sentimentos negativos em relação à sua gagueira. Você pode ter altos níveis de fluência ao falar, mas também evita situações que possam causar gagueira ou piorá-la.


Por exemplo, você pode tentar esconder o fato de ter uma gagueira por ter muita vergonha. Por isso, você pode desenvolver certos comportamentos, como ensaiar internamente a fala repetidas vezes.


Criar estratégias e técnicas de prevenção para esconder o seu gaguejar pode fazer parte do seu dia a dia. A gagueira interiorizada costuma ser comparada a um iceberg, o que você vê na superfície é apenas uma parte muito pequena da história. O medo, a culpa e a vergonha estão abaixo da superfície.


Tudo isso pode levar você a mudar seu comportamento e a se afastar das interações sociais, o que, por sua vez, pode levar à baixa autoestima, estresse e ansiedade.


Como a gagueira pode afetar você


Se sua gagueira é severa ou moderada, aberta ou secreta, pode ter um efeito enorme em sua vida. Isso pode destruir sua confiança, deixando você nervoso de conversar com outras pessoas. Isso pode levar à baixa autoestima.


Preocupar-se com a possibilidade de você expressar suas palavras pode ser muito estressante. O estresse prolongado pode evoluir para ansiedade. Seu comportamento pode mudar por causa disso e você pode até desenvolver depressão.


O importante é lembrar que ainda há suporte disponível e você pode aprender a lidar com esses efeitos e melhorar sua gagueira.


Hipnoterapia para gagueira


Se você visitou seu médico e um problema físico foi descartado eles podem encaminhá-lo para um fonoaudiólogo. Procedimentos fonoaudiológicos ou de reeducação ortofônica no entanto não são muito eficazes quando a gagueira tem origem de um trauma emocional ou por períodos de estresse extremo (por exemplo, ter sofrido bullying).


A hipnoterapia analítica (ou hipoanálise) é usada para explorar quando sua gagueira começou e analisar o que aconteceu e o que pode ter causado sua gagueira. Seu hipnoterapeuta irá usar técnicas para ajudar a mudar suas crenças sobre a situação e dessensibilizar suas reações à memória.


A hipnoterapia também pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar melhor com os gatilhos do dia-a-dia (por exemplo, em situações sociais ou falar em público). Se você está sofrendo de estresse, ansiedade e / ou baixa autoestima como resultado de sua gagueira, entre em contato conosco para um bate-papo.


Seu hipnoterapeuta irá guiá-lo a um estado profundamente relaxado, onde seu subconsciente é mais aberto a sugestões. Aqui, o terapeuta pode oferecer "sugestões" para aliviar o estresse, reduzir a ansiedade e criar confiança. Freqüentemente, o estresse e a ansiedade podem piorar a gagueira; portanto, aliviá-los com hipnoterapia pode, por sua vez, melhorar a fluência da fala.


Falar com outras pessoas que lutam com o mesmo problema também pode ajudar. Pode ser útil participar de fóruns de suporte on-line, onde você pode compartilhar experiências e oferecer dicas.



Livre-se da sua gagueira de uma vez por todas, agende sua avaliação conosco aqui.

 
16 visualizações
bottom of page