top of page

Parto sem dor. É possível?

O objetivo da hipnose para o parto, ou Hypnobirthing como é comumente conhecida, é ajudá-la a dar à luz em um ambiente relaxante e calmo, livre de estresse, ansiedade ou medo.

Ficar ansiosa, tensa e estressada durante o trabalho de parto (todos sentimentos muito comuns neste momento) pode impedir que os músculos do parto de seu corpo funcionem como deveriam.

Participando de aulas de hypnobirthing, você possa aprender técnicas para promover uma sensação de calma e tranquilidade. Nesta página, veremos a hipnoterapia com mais detalhes, como o estresse influencia a dor e como a hipnose para o parto pode ajudá-lo a ganhar confiança e sentir-se fortalecido.




O que é Hypnobirthing?


Hypnobirthing é o termo que descreve o uso da hipnose no parto. A ideia é que, como mãe grávida, você aprenda técnicas de auto-hipnose, relaxamento e respiração. Você pode então levar o que aprendeu para a sala de parto. O objetivo final do Hypnobirthing é proporcionar a você uma experiência de parto melhor. Claro, todos os nascimentos são diferentes e o Hypnobirthing não é uma garantia de que tudo correrá bem. Em vez disso, parece devolver o controle e uma chance melhor de se sentir relaxada, calma e feliz durante todo o processo. É uma escolha cada vez mais popular para as mães que procuram uma abordagem natural, ou seja, aquelas que preferem evitar medicamentos / drogas durante o processo. Também é popular para quem está ansioso para dar à luz. Este pode ser o caso se for seu primeiro filho ou se você teve uma experiência anterior estressante durante o parto.


A ligação entre estresse e dor


Durante o trabalho de parto, se você se sentir ansiosa, altamente estressada ou até mesmo com medo - hormônios do estresse (como a adrenalina) serão liberados em seu corpo. A adrenalina é o hormônio que nos coloca no modo de "lutar ou fugir". Isso significa que seu sangue será empurrado para os grupos maiores de músculos em seus membros, caso você precise fugir da "ameaça" iminente.

Neste caso, a "ameaça" percebida é o parto, algo do qual não importa o quão rápido você corra, você não pode fugir! Com o sangue fluindo mais rapidamente para esses grupos de músculos, seu útero não está recebendo tanto sangue / oxigênio, o que pode tornar os músculos menos eficientes.


Os hormônios do estresse também podem tornar o corpo menos propenso a produzir o "hormônio do amor", que alivia a dor do parto. Embora o estresse vá acontecer naturalmente quando você estiver em trabalho de parto, mantê-lo em um nível baixo pode ajudar seu corpo a lidar melhor com o processo e ajudar a reduzir sua percepção de dor.



Quando devo começar as sessões de Hypnobirthing?


Como acontece com a maioria das habilidades que aprendemos, a prática leva à perfeição. A hipnose não é exceção - quanto mais tempo você tem para praticar, mais competente se sentirá ao colocar suas habilidades em prática. Se você puder, agende sua consulta entre 25-30 semanas para ter bastante tempo para praticar. Não se preocupe se você estiver mais adiantado, no entanto, já que muitas pessoas dizem que se beneficiaram independentemente de quantas sessões puderam assistir antes do parto. Apenas aprender algumas das premissas e técnicas básicas pode ser extremamente útil.



O que o Hypnobirthing vai me ensinar?


Uma das partes mais importantes da Hypnobirthing é olhar o nascimento de uma maneira positiva. Para algumas mães, ouvir histórias de terror sobre as experiências de outras pessoas, ler sobre o que "pode" dar errado e esperar dor pode aumentar a ansiedade. Em vez disso, as sessões de Hypnobirthing encorajarão uma linguagem positiva.

Suas sessões serão compostas de técnicas de auto-hipnose, visualização e exercícios respiratórios. Tudo isso foi criado para ajudá-lo a ganhar um senso de controle, reduzir o estresse e aliviar a ansiedade. Você também pode aprender sobre as posições ideais para o parto para ajudar a reduzir a duração do trabalho de parto e auxiliar as funções naturais do seu corpo.


A importância de um parceiro de nascimento


Depende inteiramente de você incluir ou não seu parceiro de parto para assistir às sessões de Hypnobirthing; no entanto, é recomendado. Ter seu parceiro de parto com você significa que ele pode aprender com você e se envolver no processo. Vocês podem praticar em casa juntos e eles podem aprender a melhor forma de apoiá-la durante o parto.


Juntos, vocês podem criar um plano de parto, incluindo como você usará a hipnose. Claro, haverá casos em que as coisas não saem conforme o planejado, mas ter uma ideia geral de como você gostaria que sua experiência fosse é muito útil para ambas as partes.



Benefícios do Hypnobirthing


Cada pessoa é diferente e é importante que você faça o que é melhor para você. Se você tiver alguma dúvida antes, durante ou depois das sessões de Hypnobirthing, pergunte ao seu terapeuta.


Os benefícios do Hypnobirthing incluem:


  • Maior chance de um parto mais rápido e menos doloroso.

  • Chance reduzida de intervenção cirúrgica / médica necessária.

  • Maior chance de o bebê mamar e dormir bem.

  • Aumento do senso de vínculo entre mãe, pai e filho.

  • Tempo de recuperação reduzido para a mãe.

  • Como esta é uma abordagem totalmente natural, não há risco de efeitos colaterais prejudiciais, algo que agrada a muitas mães grávidas.



Há muito barulho por aí sobre o parto, mas lembre-se, não existe maneira certa ou errada de fazer isso. Se você está grávida, explorar todas as suas opções e aprender mais sobre as diferentes abordagens é um ótimo primeiro passo para descobrir como você quer que seja o seu nascimento.


Em última análise, somos todos diferentes e é importante ouvir a si mesmo e o que você quer de sua experiência de parto. Deve ser uma experiência mágica e poderosa, então vale a pena investigar de qualquer maneira que você possa aproveitar.



Se você tem interesse em descobrir o Hypnobirthing e ter uma experiência de parto melhora agende sua consulta conosco aqui.

 
7 visualizações
bottom of page